Treinamento Operacional, Material Teórico, Aulas, Certificados
Atualmente possuímos alta tecnologia na palma de nossas mãos, podendo monitorar, visualizar, controlar e operar vários equipamentos a distância.
Assim também a indústria, buscando melhores resultados em produtividade, eficiência energética e sustentabilidade tem investido grande volume financeiro em tecnologias, tentando reduzir custos e aumentar a produção de uma forma constante para permanecer no mercado, com equipamentos robóticos, softwares, automação, etc.
Um dos principais desafios para a indústria atualmente, é a qualificação profissional. Se torna uma dificuldade cada vez maior manter um padrão de qualidade e produtividade, devido as opções trabalhistas e rotatividade no emprego, resultando em uma oscilação na produção e consequentemente enormes prejuízos.
Embora que, com toda essa tecnologia empregada, ainda o elemento humano é imprescindível para a execução de vários serviços.
E a função de ‘’OPERADOR DE CALDEIRAS’’, está incluído como um cargo de altíssima confiança, pois não se resume a somente alimentar a caldeira (cuidar do fogo), e verificar a água. Este operador possui a responsabilidade de manter uma empresa produzindo, cuidar de um equipamento de alto valor comercial, e dependendo de sua decisão, em momentos críticos, pode estar colocando vidas humanas, inclusive sua própria em risco, e muitos bens patrimoniais.
Para tal, se faz primordial a qualificação deste profissional, que de uma forma ou de outra respondem pelo funcionamento deste equipamento.
Desta maneira, de acordo com o Ministério do Trabalho, através da Norma Regulamentadora (NR-13) Portaria 3214/79, alterada pela Portaria n° 23 de 27/12/94, e suas sequentes alterações, menciona: ‘’toda caldeira deve estar obrigatoriamente sob controle de operador qualificado”…