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 Linhas de vida são sistemas de proteção verticais ou horizontais utilizados para oferecer segurança em deslocamentos ou trabalhos realizados em altura, em estruturas sujeitas a colapso ou sem proteções periféricas. As linhas de vida podem ser rígidas ou flexíveis, sendo a escolha determinada pelas condições do ambiente, obstáculos existentes e características dos trabalhos que serão realizados, podendo ainda ser utilizada por um ou mais pessoas qualificadas para o uso.

 

A Norma Regulamentadora N° 35 do Ministério do Trabalho estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de modo a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade. Considera que trabalhar em altura seja toda atividade executada acima de 2,00m do nível inferior, onde haja risco de queda.

A NR 35 determina que “todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado. Considera-se trabalhador autorizado para trabalho em altura aquele capacitado, cujo estado de saúde foi avaliado, tendo sido considerado apto para executar essa atividade e que possua anuência formal da empresa.

 

DIMENSIONAMENTO DE LINHA DE VIDA

A NR 18  item 18.16.2.1 – Estabelece que os cabos de aços devem ter carga de ruptura equivalente a, no mínimo, 5 (cinco) vezes a carga máxima de trabalho a que estiverem sujeitos e resistência à tração de seus fios de, no mínimo, 160 kgf/mm2 (cento e sessenta quilogramas-força por milímetro quadrado).

O dimensionamento de uma linha de linha de vida começa pela definição dos seguintes itens:
– quantidade de trabalhadores na linha de vida
– altura da linha até a plataforma de trabalho mais próxima
– comprimento do talabarte do cinto de segurança
– flecha mínima desejada: esta é definida em projeto e quanto menor for a flecha maior será a tração no cabo, oque consequentemente exigirá um cabo de maior resistência mecânica.
– vão (distância entre os pontos de ancoragem)